Berlim | Berlin

Boa Viagem | Berlim

Berlim, cidade histórica da Alemanha , uma cidade com incríveis monumentos, palácios, museus que retratam a própria história e cultura; galerias de arte, parques; enfim uma cidade cheia de atrativos.
Uma cidade onde tropeçamos nas histórias da Alemanha, compartilhando momentos como quando Adolf Hittler tentou transformar Berlim na capital do Mundo Nazista e momentos como a derrubada do famoso Muro de Berlim, passando pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria.


Cidade construída, destruída e reconstruída. Faça uma boa viagem nesta fascinante cidade cheia de histórias.

Nazismo

Para apresentar Berlim é importante adicionar alguns fatos importantes da história, como o Nazismo.
Formulado pelo conhecido Adolf Hitler e adotado pela Alemanha entre 1933 e 1945, defendia a superioridade da raça ariana, onde tinha como política de estado eliminar as pessoas que os nazistas julgavam não serem da mesma raça (ex. judeus, ciganos, etc).

MURO BERLIM HITLER

Topografia do Terror – Historia do Nazismo contada por painéis.

Adolf Hitler além de eliminar as pessoas de raça impura (como diziam) que viviam na Alemanha , com intenção de dominar o mundo, também tentava a todo custo eliminar estas pessoas de outros países, invadindo e impondo o nazismo como por exemplo a Holanda, onde ocorreu uma comovente história de uma menina judia chamada  Anne Frank ,  que sofreu durante a segunda guerra mundial escondida em sua casa, faça uma boa viagem nesta história lendo o artigo sobre Amsterdã.

Vamos conhecer a cidade visitando um dos monumentos mais famosos que representa muito bem o que foi o Nazismo, um monumento que representa a atrocidade exercida contra os judeus, atrocidade chamada Holocausto.

Memorial Holocausto

Para que nunca sejam esquecidos os milhares de judeus que foram assassinados durante a segunda guerra mundial, foi criado o Memorial Holocausto.
Antes da Segunda Guerra Mundial, calcula-se que existiam cerca de nove milhões de judeus na Europa, o Nazismo liderado por Adolf Hitler criou um programa de extermínio, onde os capturados eram levados para os campos de concentração, e acabavam morrendo durante as viagens, nos árduos trabalhos ou por doenças; os mais fortes, os sobreviventes eram executados, tanto na Alemanha quanto nos países ocupados (totalmente ou parcialmente) pelas tropas nazistas durante a guerra, como por exemplo Holanda, França e Bélgica. O Holocausto deixou seis milhões de judeus mortos, sendo crianças (1M), mulheres (2M) e homens (3M).

memorial holocausto

Localizado em: Cora-Berliner-Straße 1

Memorial Sachsenhausen

Foram criados cerca de 40 mil campos de concentração que tinham por finalidade manter, explorar e matar as pessoas que não eram consideradas raça ariana, as pessoas morriam por exaustão, doenças ou câmara de gás, um dos três maiores campos de concentração ainda esta aberto, porém hoje apenas para visita, o Campo de Sachsenhausen que fica a 35km da cidade de Berlim, construído estrategicamente na cidade de Oranienburg, foco de atividades comunistas e social democratas na época.
Hoje o campo de Sachsenhausen virou um grande Museu e Memorial que conta um pouco da história do Nazismo.
Para chegar no campo é possível ir de trem, descendo na estação de Oranienburg e pegando um ônibus (804 ou 821) até o memorial.

Straße der Nationen 22
Oranienburg

Voltando para o centro histórico, mais precisamente no Memorial do Holocausto, é possível aproveitar a caminhada e conhecer o famoso Portão de Brandemburgo.

Portão de Brandemburgo

Em alemão Brandenburger Tor, construído no final do século XVIII, é a porta da cidade de Berlim, tendo muitos eventos comemorados no local (inclusive quando os alemães ganharam a Copa de 2014 realizada no Brasil, a comemoração foi no Portão); é a entrada para Unter den Linden (avenida que antigamente tinha acesso ao Palácio da Cidade dos Reis da Prússia). Do outro lado do Portão (direção da saída) encontramos o gigante Tiergarten.
Após a Segunda Guerra Mundial, com a divisão da Alemanha em dois países: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, Berlim também foi dividida em Berlim Oriental e Berlim Ocidental, onde a Alemanha Oriental (Comunista) cercou Berlim Ocidental (Capitalista) com o Muro de Berlim, desta forma o Portão de Brandemburgo ficou isolado e inacessível, pois o mesmo ficou bem próximo ao Muro de Berlim. Em 1989, com a derrubada do Muro de Berlim o Portão ficou mais famoso, pois o mundo inteiro passou imagens da derrubada do Muro em frente ao Portão de Brandemburgo.

portao brandemburgo

Localizado em: Pariser Platz

Próximo ao Portão de Brandemburgo é possível conhecer o Palácio do Reichstag.

Palácio do Reichstag

No Palácio do Reichstag é onde esta instalado o parlamento federal da Alemanha. Atualmente (2015) chamado Bundestag.
Palácio que foi incendiado em 1933 (momento onde o Nazismo estava assumindo o poder), acredita-se que foi incendiado pelos comunistas, que eram contra o Nazismo, situação onde Adolf Hitler aproveitou para sancionar um decreto que suspendia a maioria dos direitos humanos.
Bombardeado durante a batalha de 1945, o Palácio foi reconstruído entre 1961 a 1964, configurando sede do Parlamento apenas em 1999.
É possível fazer uma visita guiada ou independente, para não pegar fila reserve sua visita gratuitamente no site Visite Bundestag.

Palácio do Reichstag

Localizado em: Platz der Republik 1,

Praticamente em frente do Palácio, você avistará o enorme parque Tiergarten.

Tiergarten

Maior parque do centro da cidade, aproveite para relaxar, tomar uma boa cerveja alemã e por que não curtir sua boa viagem comendo um bom churrasco alemão regado de linguiças deliciosas.
Muitas pessoas fazem seu próprio Churrasco no parque, porém também tem a opção de comer e beber no Café am Neuen See, um biergarten que fica próximo ao lago onde é possível locar um barquinho e dar uma volta.
O parque tem cerca de 210 hectares, comparando entre os jardins urbanos da Alemanha o mesmo fica atrás apenas do Englischer Garten com 417 hectares, localizado em Munique.

Se gosta de Zoológico, visite o Zoológico com o maior número de espécies do mundo (dados 2014), o Jardim Zoológico de Berlim (Localizado em: Hardenbergplatz 8 – “grudado” com o Tiergarten)

Tiergarten

Há uns trinta minutos do Tiergarten, passando pelo Portão de Brandemburgo, encontramos a Ilha dos Museus.

Ilha dos Museus

Museumsinsel (Ilha dos Museus em Alemão), ganhou este nome pois além de ser uma ilha no rio Spree também concentra cinco museus.
Para quem gosta de museus é um prato cheio !

Na Ilha vocês encontra os museus:
. Pergamonmuseum (Museu Pergamon) – Construído entre 1900 e 1930, o mais famoso, exibe estruturas em tamanho real de antiguidades como o Altar de Pérgamo.
. Altes Museum (Museu Antigo) – Construído entre 1823 a 1830 exibe uma coleção de antiguidades da Grécia e Roma.
. Neues Museum (Museu Novo) – Construído em 1859, reaberto somente em 2009 após ser destruído pela Guerra, exibe coleções sobre a Pré-História, História Antiga e Egito Antigo.
. Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) – Construído entre 1867 e 1876, exibe coleções do Impressionismo, Romantismo, Neoclassicismo, Biedermeier e Modernismo.
. Bode Museum (Museu Bode) – Aberto em 1904, exibe coleção de esculturas, moedas e arte bizantina.

Catedral de Berlim

Na ilha dos Museus próximo ao Rio Spree, encontramos a Berliner Dom (Catedral de Berlim), é a maior e mais importante Igreja protestante de Berlim, com uma arquitetura esplêndida, é possível visitar a Igreja, e subir em seu topo que tem mais de 100 metros de altura.

Construída entre 1894 e 1905 , foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruída somente em meados de 1975.

Catedral Berlim

Localizada em: Lustgarten 1

Muro de Berlim

Após o final da segunda guerra mundial, Berlim ficou totalmente destruída. O Nazismo perdeu a Guerra e Adolf Hitler antes de ser capturado pelas tropas soviéticas cometeu suicídio.

Pós-guerra a Alemanha foi dividida em duas partes: Alemanha Oriental (RDA – República Democrática Alemã), ocupada pela União Soviética e Alemanha Ocidental (RFA – República Federal da Alemanha), ocupada pelos países Estados Unidos, Reino Unido e França.

Consequentemente Berlim situada na Alemanha Oriental foi dividida em Berlim Oriental e Berlim Ocidental (que era controlada pela Alemanha Ocidental apesar da cidade estar em território da Alemanha Oriental)

Na madrugada de 13 de agosto de 1961, durante a Guerra Fria, a União Soviética reforçou esta divisão construindo o Muro de Berlim. Um muro que contornava Berlim Ocidental, com cerca de 66,5Km; o muro tinha 302 torres de observação, 127 redes metálicas elétricas com alarme e 255 pistas de corrida para cães de guarda.

Ninguém poderia ir para Berlim Ocidental, famílias foram separadas, amores rompidos. Quem tentasse fugir para o outro lado era morto.

O muro ficou em pé até 1989. Durante uma onda revolucionária de libertação que ocorria em Moscou, o governo da Alemanha Oriental no dia 9 de novembro de 1989 anunciou que os cidadões da Alemanha Oriental podiam visitar a Alemanha Ocidental bem como Berlim Ocidental.

Neste dia ocorreu uma grande celebração onde a multidão tomou conta dos muros e com seus próprios punhos destruíram partes do muro para atravessá-lo. Foi uma grande festa com reencontros e um sentimento de libertação !

Uma das partes tristes do Muro de Berlim é que durante sua hegemonia, nas tentativas de fuga da Alemanha Oriental para Berlim Ocidental, 80 pessoas foram assassinadas, 112 feridas e milhares presas.

Hoje em Berlim existem três pontos turísticos para visitar partes do Muro ainda intactos cheio de histórias para contar:

Topografia do Terror
Memorial do Muro de Berlim
East Side Gallery

E ainda é possível ver nas ruas de Berlim o caminho que o muro percorria, as marcas ainda estão conservadas para ninguém esquecer dos momentos difíceis que o povo alemão passou.

Muro de Berlim

Topografia do Terror

O Muro de Berlim é um Museu a céu aberto, onde ao percorrer o muro você pode ler a História do Nazismo, logo ao lado do Muro, foi construído em meados de 2010 o Centro de Documentação, que ajuda a contar a história citando bastante a polícia secreta do nazismo e o plano de Adolf Hitler em transformar Berlim como a capital do Mundo.

MURO BERLIM TOPOGRAFIA do terror

 

Próximo a Topografia do Terror, você encontra uma máquina de fotografia instantânea antiga, dizem que em Berlim existem varias, aproveite para tirar sua foto preto e branco !

PHOTO AUTOMATIC

Localizado em: Niederkirchnerstraße 8

Memorial do Muro de Berlim

Outro memorial muito importante referente ao Muro de Berlim, apresenta histórias vividas pelos alemãs que viviam na rua Bernauer. Após criação do muro, famílias, amigos e casais foram separados.
Imagina acordar de manhã e ver que do outro lado da rua tem um muro onde você não pode passar nem ver as pessoas que estão do outro lado, ou pior, de madrugada te expulsarem de sua própria casa, cimentando suas janelas para você além de não passar para o outro lado, sequer olhar. Isso aconteceu.

Memorial do Muro de Berlim

A Igreja da Reconciliação localizada na rua Bernauer foi cercada pelo muro e após alguns anos demolida pelo governo oriental. Hoje é possível visitar a Capela da Reconciliação que foi criada no mesmo lugar da antiga Igreja.

Próximo ao memorial você encontra outro Centro de Documentação onde tem a história de vários alemãs que morreram nas tentativas frustradas de fuga e vídeos mostrando como foi planejado e construído o Muro de Berlim.

Capela da Reconciliação

Localizado em: Bernauer Straße. 111

East Side Gallery

Uma galeria de arte criada no Muro de Berlim, iniciada em 1990 a galeria conta com mais de 100 pinturas efetuadas no lado leste do muro. Galeria a céu aberto que expressa a esperança de um futuro melhor para toda a Alemanha, uma das pinturas mais famosas foi pintada por Dmitri Vrubel, inspirada em uma fotografia de 1979 que mostra Brezhnev (Secretário Geral do Partido Comunista Soviético) dando um beijo em Honecker (Presidente da Alemanha Oriental), durante a celebração do trigésimo aniversário da fundação da República Democrática Alemã.

East Side Gallery
Abaixo da pintura, tem um texto que descreve o sentimento das pessoas na época:
“Meu Deus, me ajude a sobreviver esse amor fatal.”

East Side Gallery

Localizado em: Mühlenstraße

Checkpoint Charlie

Durante a Guerra Fria, existiam vários postos militares de passagem entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental, um destes postos ainda existe, o famoso posto Checkpoint Charlie onde transitavam estrangeiros e membros das Forças Aliadas (os principais países dos Aliados eram EUA, Reino Unido). O nome Checkpoint Charlie foi dado pelos Aliados. Hoje o posto funciona com atores que simulam como era o posto durante a Guerra Fria e tiram fotos com os turistas em troca de algumas moedas.

CHECKPOINT CHARLIE

Localizado em: Friedrichstraße 43-45

Alexanderplatz

Enorme praça que com o passar dos anos virou um grande centro comercial, com galerias, restaurantes; um lugar onde você pode passar o dia inteiro, visitando atrações, fazendo compras e comendo comidas típicas ao som de músicos locais.

Alexanderplatz
As principais atrações são o Urania-Weltzeituhr – um relógio com o nome e horário de várias cidades do mundo; a Fonte da Amizade Internacional – com 23 metros de diâmetro atrai muitos olhares de fotógrafos que visitam Alexanderplatz e a grandiosa Fernsehturm – Torre de TV com quase 370 metros de altura onde é possível visitar e ter uma visão de 360º de Berlim.

Alexanderplatz

Alexanderplatz Torre TV
Para encontrar Alexanderplatz é fácil, existe uma grande estação chamada Alexanderplatz que passa ônibus, metrô (U-Bahn), trem (B-Bahn) e até bonde.

Alexanderplatz METRO

Potsdamer Platz

Uma região que no passado foi destruída e dividida pelo muro de Berlim, atualmente é uma das regiões mais modernas de Berlim. Próximo a estação Potsdamer Platz é possível encontrar partes do Muro de Berlim e uma réplica do primeiro semáforo de Berlim, (primeiro semáforo de Berlim foi colocado em 20 de outubro de 1924).

Potsdamer Platz

 

Potsdamer Platz Semáforo

Um dos pontos interessantes é o Sony Center, um complexo com várias lojas, restaurantes, escritórios e um dos principais cinemas de Berlim, onde é realizado o Festival de Cinema, e em algumas pré-estréias de filmes, astros de Hollywood comparecem para prestigiar.

Nas ruas de Berlim, principalmente próximo ao Potsdamer Platz é possível encontrar alguns monumentos de ursos. O urso é o símbolo da cidade de Berlim, o famoso Berliner Baer.

Dicas saborosas

Em Berlim você encontra quiosques nas ruas com deliciosas comidas típicas, não deixe de comer um delicioso prato de linguiças com curry em “Curryworst” e um suculento kebab no “Döner Kebab”.

Curryworst

Além de food truck espalhados pela cidade.

food truck berlim

Importante: Quando compramos cerveja em Berlim, Munique e outros lugares da Alemanha, quando o vendedor não tem troco ele lhe entrega uma ficha, que você pode depois trocar pelo dinheiro ou completar para o próximo caneco

Ficha troco cerveja berlim

 Clarchens Ballhaus

Um bom lugar para comer, beber e dançar.
Se quiser ir só para comer e beber recomendo ficar nas mesinhas de fora, curtindo a natureza.
A casa toca musicas de salão, cada dia um ritmo diferente como salsa, tango, chá chá chá, swing; acesse o Site de Clarchens Ballhaus para ver a agenda das festas e também fazer sua reserva !

clarchens ballhaus

Localizado em: Auguststraße 24

Outros lugares interessantes para visitar em Berlim: Gendarmenmarkt (Uma praça muito famosa em Berlim, que contempla duas igrejas uma católica e outra protestante, localizado em: Gendarmenmarkt – Mitte) e Mauer Park (Pequeno parque, porém no verão tem Karaokê e algumas tendas que vendem de tudo um pouco, localizado em: Gleimstraße 55).

 Boa Viagem

Procure seu Hotel e faça a sua reserva AQUI.
Tenha uma boa viagem !

Se está planejando uma viagem para a Europa, não deixe de ler os artigos de Amsterdã, Paris, Bruxelas e Munique.