Paris

Boa Viagem | Paris

De dia encantadora, de noite magnífica. Paris – França
Cidade do amor, do romantismo, cidade dos desejos guardados em cadeados, presos nas pontes do Rio Sena.
Como se locomover, onde comer, lugares a conhecer; de tudo um pouco neste artigo para se deliciar em Paris.

Tenha uma boa viagemna Cidade Luz !

Onde ficar ?

Paris tem um ótimo sistema de transporte público. Com o metrô, por exemplo, é possível andar praticamente por todos os pontos turísticos da cidade. Sugestão: procurar um hotel perto de uma estação do metrô (o que não é difícil) e, se você estiver viajando de trem, dê preferência a hotéis não tão longe da estação de trem por onde chegou ou pretende sair de Paris, facilitando assim o transporte das bagagens.

Procure seu Hotel e faça a sua reserva AQUI.

Taxi só em último caso, pois os valores são “salgados”.

Hotel de Paris

Esse hotel é bem localizado, perto das estações de trem Gare du Nord e Gare d l’Est (estações onde você pode chegar/partir de Paris de/para outras cidades européias). Fica a 30 minutos de metrô dos pontos turísticos mais famosos de Paris (Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Museu do Louvre).

Não aconselho fechar diária com café da manhã no hotel: é muito mais caro e é bem mais gostoso tomar o café da manhã nos cafés de Paris.

Transporte público

Paris tem um ótimo transporte público, porém reserve alguns dias para caminhar por Paris, e se deliciar com suas paisagens e obras de arte.

No  caso do metrô, ao comprar o bilhete, verifique quantos dias vai ficar na cidade, pois fica mais barato você comprar um ticket para uma semana, por exemplo, do que comprar o unitário. Planeje sua viagem com antecedência, pois a linha de metrô é tão grande que provavelmente não precisará comprar ticket para todas as zonas (no total são 6). Te garanto que da zona 1 até a 3 tem muita coisa para conhecer, os pontos mais tradicionais estão dentro dessas. Afastados estão o Palácio de Versalhes que está na zona 4 e a Euro Disney que está na zona 5.
· Importante: as portas do metrô não são automáticas; para entrar ou sair é necessário apertar um botão ou puxar uma manivela na porta do vagão.

boa viagem paris

Tempo de estadia

Quanto mais dias melhor, gosto de me acostumar com a cidade a ponto de curtir até mais de uma vez o mesmo lugar. Em três dias você consegue fazer um tour corrido pelos pontos turísticos mais famosos, mas aconselho no mínimo cinco dias para poder explorar os pontos famosos e alguns não tão famosos, mas fantásticos.

Vamos começar a descobrir Paris passando pelos pontos mais famosos e depois explorando os fantásticos. Seguem algumas dicas para começar bem o primeiro dia em Paris:

Arco do Triunfo

Acorde cedo e vá até a Champs-Élysées, para se localizar pegue um mapa da malha do metrô de Paris e desça na estação Champs-Élysées. Ao sair da estação já irá avistar o Arco do Triunfo localizado na praça Charles de Gaulle. No Arco do Triunfo você tem a opção de apenas conhecê-lo por fora, ou subir até o topo para ver a paisagem (se optar por subir, necessário comprar tickets). Tome um café da manhã antes, pois para subir é necessário aguardar até as 10hrs (horário que começa a funcionar a visitação no topo do Arco do Triunfo) e café da manhã em Paris deve ser tomado sempre antes das 10h, que é o horário que você encontra os deliciosos croissants quentinhos.boa viagem paris

Na própria Avenida Champs-Élysées você pode escolher um lugar para tomar seu café parisiense; sugiro um café ou chocolate quente com um delicioso croissant (os croissants da França são maravilhosos, o segredo está na qualidade da manteiga, “não margarina” e da farinha, são muito diferentes dos croissants que encontramos no Brasil).

Um pouco de história: o monumento Arco do Triunfo tem 50 metrôs de altura, foi inaugurado em 1836 e simboliza as vitórias militares de Napoleão Bonaparte. Nele estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais; na base do Arco estão “Túmulo do soldado desconhecido” referente a Primeira Guerra Mundial – 1920).

boa viagem paris

Champs-Élysées

Após visitar o Arco do Triunfo desça a pé pela Avenida Champs-Élysées até chegar ao Museu do Louvre passando por vários pontos turísticos – agora é a hora de fazer uma boa caminhada em Paris.

A Champs-Élysées é famosa pela sua fartura em lojas luxuosas, cafés, cinemas e pela bela decoração feita pelas árvores de castanheiros da Índia. A avenida contém quase 2 km de comprimento tendo em uma extremidade o Arco do Triunfo e na outra o famoso Concorde, junto ao Obelisco de Luxor, Jardins das Tulherias e o Museu do Louvre.

boa viagem paris

Se não quiser caminhar esses quase 2 Km, você pode optar por pegar metrô que passa por debaixo da avenida. Mas sugiro caminhar sem pressa, pois ao longo do caminho você encontrará algumas surpresas como o Grand Palais, que fica na Avenue Winston Churchill – ao caminhar na Avenue Champs-Élysées é impossível não notá-lo.

Grand Palais

O Grand Palais foi construído em 1900, sua bela arquitetura sustenta um dos maiores telhados de vidro da Europa.

Obelisco de Luxor

Continuando a descida pela Avenue Champs-Élysées você chegará a Praça da Concórdia, onde  fica localizado o Obelisco de Luxor.
O Obelisco de Luxor é um milenar obelisco egípcio de 23 metros de altura enviado para a França em 1829.

boa viagem paris

Place de la Concorde

A Praça da Concórdia foi o local onde a Rainha Maria Antonieta e o Rei Louis XVI foram decapitados em 1793, marco do fim da Monarquia após a Revolução Francesa.

Um bom filme para assistir e conhecer a história é o Maria Antonieta, que mostra a história da Revolução Francesa, passando cenas desde o Palacio de Versalhes onde os reis moravam até a Praça da Concórdia onde foram decapitados.

Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries)

Passando pela Praça da Concórdia, você encontra o Jardim das Tulherias, que foi criado para decorar o entorno do palácio das Tulherias. Um jardim formal e simétrico, cheio de estátuas ornamentais com um pequeno lago artificial onde as crianças podem brincar com barquinhos de brinquedo e os adultos descansar tomando um pouco de sol nas cadeiras dispostas ao entorno do “lago”. Incrível como as pessoas amam tomar sol nos jardins de Paris durante a primavera e no verão.

Museu do Louvre

No final do Jardim das Tulherias você irá encontrar o gigante Museu do Louvre.
Um dos maiores museus do mundo, a entrada é uma pirâmide transparente que fica iluminada a noite, pirâmide que ocupa hoje o lugar da torre central do Palácio do Louvre – antes de ser museu, o Louvre já foi um castelo e um palácio.
Entrando na pirâmide via subsolo você encontra acessos para as alas Sully, Richelieu e Denon; o acervo do Louvre conta com mais de 380 mil itens sendo que mantém em exibição permanente cerca de 35 mil obras de arte, com destaque a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, a Vênus de Milo e obras egípcias.
Dizem que para conhecer o Museu inteiro é necessário a dedicação de 4 dias. Assim, se você não é um aficionado por museus, sugiro pegar o folheto-guia na entrada do museu, localizar em quais alas estão as obras de seu interesse e dedicar-se a elas.

boa viagem paris

Fome ? No próprio Louvre há lugares românticos para saborear a culinária francesa.

Caso sair já ao anoitecer  vá para o hotel descansar… Ou aprecie a Cidade Luz, a iluminação do Louvre e do próprio Arco do Triunfo. Próximo ao Obelisco é possível avistar de longe o Arco de Triunfo e a Torre Eiffel.

Se você sair do Louvre ainda de dia, vá caminhando à Torre Eiffel.

Do Louvre até a Torre Eiffel a pé leva cerca de 40 minutos, de metrô uns 25 minutos. Para ir de metrô saindo do Louvre ir até a estação Palais Royal e descer na estação Passy ou Bir-Hakeim (necessário fazer baldeação, utilize o mapa como apoio) ou pegar a linha RER C (outro tipo de trem, bem parecido com o metrô) pegar na estação Musée d’Orsay e descer em Champ de Mars – Tour Eiffel.

Torre Eiffel

Construída para a Exposição Universal de 1889, possui 324 metros de altura. A torre tem três níveis para os visitantes, podendo ir ao primeiro e segundo via escada ou elevador e ao terceiro somente de elevador – da Torre é possível ver a cidade inteira.

boa viagem paris

A Torre Eiffel é o símbolo de Paris. A melhor vista da Torre é a do Trocadeiro, onde fica o espelho d’água com chafariz.

Ao anoitecer ela faz um show a parte: antes de ficar acessa por completo, a torre brilha durante alguns minutos !

Frog Pub

Fome? Perto da Torre Eiffel existe um local ótimo para se comer lanches, petiscos e tomar cervejas artesanais. Próximo ao Trocadeiro encontre o Frog XVI, ambiente muito bom para comer um BBQ Burger, ou uma porção de onion rings e beber algumas pints como: Frog natural blonde, Maison blanche, Inseine entre outras cervejas artesanais do local, localizado em: 110 Avenue Kléber, 75116 Paris

boa viagem paris

Se conseguiu fazer todos estes passeios em um dia, parabéns, deve estar demasiadamente sem fôlego. Se não conseguiu não se preocupe, quanto mais tempos ficar nesses lugares, mais irá curtir e aproveitar. Vamos continuar desvendando os segredos de Paris apresentando outros lugares/passeios maravilhosos como o Rio Sena.

Passeio Rio Sena

Um boa pedida é fazer o passeio de barco na margem do Rio Sena (Bateaux-Mouches). Ao lado da torre Eiffel tem saídas desses barcos. O passeio pode ser feito durante o dia ou durante a noite, só não aconselho jantar durante o passeio, pois além de perder algumas paisagens o preço é alto.

O passeio dura cerca de uma hora, passando por baixo de pontes entre paisagens e histórias. No passeio você passa entre as pequenas ilhas de Paris: Île de la Cité e Île Saint-Louis.

boa viagem paris

Île de la Cité

Ilhas criadas pelo próprio Rio Sena, a Ilha de la Cite é famosa por sua história medieval. Caminhe pela ilha, conhecendo pontos turísticos como a Sainte Chapelle, a Conciergerie e a catedral Notre Dame. Caminhe pela Point Neuf, a ponte mais antiga de Paris, tomada por cadeados de amantes do mundo inteiro que selaram o amor trancando cadeados e atirando as chaves no rio Sena.

boa viagem paris

Sainte Chapelle, Conciergerie

Sainte Chapelle e a Conciergerie são resquícios do primeiro palácio real da cidade, em Conciergerie a rainha Maria Antonieta viveu seus últimos dias de prisão antes de ser enforcada na Praça da Concórdia.

Notre Dame

Iniciada sua construção em 1163, a igreja é uma das mais antigas catedrais da França. Foi construída e dedicada a Nossa Senhora (Maria, mãe de Jesus), por isso o nome Notre-Dame = Nossa Senhora. Além de visitar o interior da catedral também é possível subir no alto das torres.

boa viagem paris

Île Saint-Louis

A outra pequena ilha, não tão histórica como a Île de la Cité, é a Île Saint-Louis. É um local mais residencial onde é possível ver as mansões do século XVII. Quando estiver caminhando pela ilha, procure descer nas margens do Rio Sena – é comum ver pessoas tomando sol, fazendo piquenique, ou simplesmente descansando nas margens.

boa viagem paris

Depois de se esbaldar com as paisagens do Rio Sena, reserve um tempo, ou quem sabe um dia inteiro para conhecer alguns cantinhos parisienses formidáveis, como a Place d’Aligre, Place des Vosges e o Jardim de Luxemburgo.

Place d’Aligre

Desça na estação Ledru-Rolim, caminhe pela Square Trousseau e siga até a famosa Place d’Aligre – viva Paris!
Na Place d’Aligre existem os mercados mais interessantes de Paris, o Marché d’Aligre é o mercado onde vende diversas coisas, parecido com uma feira ao ar livre. O Marché Beauvau é um mercado coberto onde se vende principalmente frutos do mar. Caminhando pela Place d’Aligre, tome um café acompanhado com os deliciosos croissants parisienses ou pare em um dos bares, peça ostras com vinho branco, ou queijos com vinho tinto e se delicie em um dos pontos mais parisienses de Paris. Uma sugestão de bar: Baron Rouge

boa viagem paris

Place d’Aligre, 75012 Paris

Place des Vosges

Outro lugar interessante, próximo a Place d’Aligre, é a Place des Vosges, fica aproximadamente a 2km de distância. Indo de metro desça na estação Chemim Vert.

Place des Vosges é uma das mais antigas praças planejadas de Paris, passeie pela praça e conheça a Maison Victor Hugo, local onde o poeta, dramaturgo, artista Victor Hugo morou e acabou virando Museu. Victor Hugo para quem não conhece foi autor das famosas obras: Os miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame”.

boa viagem paris

Jardin du Luxembourg

Do outro lado do Rio Sena, a mais ou menos 5km da Place des Vosges, você encontra o Jardim de Luxemburgo, o maior parque público de Paris.
Os parisienses e os turistas passam horas no parque –  há várias cadeiras onde é possível sentar em frente ao Palácio de Luxemburgo e ler um bom livro. No Jardim é possível encontrar quadras, fontes, estátuas e até restaurantes.
Conforme a história, o lugar foi construído a pedido da viúva de Henrique IV, a Rainha Maria de Médicis (inclusive no Jardim tem uma estátua da própria). Ela não gostava do Louvre e resolveu construir o Palácio de Luxemburgo para sua moradia em 1612, onde inspirou-se em Florença – Itália (sua terra natal) para criar um dos mais belos jardins de Paris.
boa viagem paris

Após conhecer a flora de Paris, se gosta de ver lojas, um dos melhores lugares para se fazer compras é a Lafayette Gourmet.

Galeria Lafayet

A Galeria Lafayette é uma das principais galerias de Paris, um prédio com 10 andares localizado na Boulevard Haussman, número 40.
Uma galeria muito luxuosa onde você encontra presentes e lembranças fantásticos, subindo no ultimo andar ainda consegue ter uma boa vista da cidade de Paris.

boa viagem paris

Segue agora alguns pontos específicos de Paris que vale a pena conhecer:

Euro Disney

Reserve um dia ou dois para se aventurar na Disney !

Em Paris existem dois parques da Disney, o tradicional Disneyland com direito ao show pirotécnico do Castelo da Cinderela e o magnífico Walt Disney Studios, para quem é fã de filmes pode reviver experiências como Armageddon, é possível se divertir e aproveitar os dois parques em um mesmo dia, porém se é aficionado por Disney reserve dois dias, um para cada parque.

boa viagem paris

Entrecôte

Um dos pratos franceses mais famosos é o Entrecôte, um bife coberto com um delicioso molho francês e batatas fritas.

Sendo assim nada melhor do que ir comer o Entrecôte em um restaurante tradicional que serve apenas este prato. Sim existem restaurantes que servem apenas este tipo de prato, e a sugestão é ir conhecer o famoso Le Relais de Venise L’Entrecôte, localizado em 271 Boulevard Pereire, 75017 Paris, France.

boa viagem paris

Futebol francês

Se você gosta de futebol, visite os estádios “Le Parc des Princes” e “Stade de France”

Le Parc des Princes

Estádio com capacidade para mais de 48 mil torcedores onde o famoso time do PSG (Paris Saint Germain) manda seus jogos. Para chegar no estádio indo de metrô, desça na estação Porte de Saint-Cloud, o estádio fica localizado sobre o anel periférico (Boulevard Péripheríque) de Paris.

Stade de France

Estádio localizado em Saint-Denis, ao norte da capital Paris; construído para servir a Copa do Mundo de 1998, onde a França se sagrou Campeã do Mundo vencendo o Brasil por 3 x 0, aquele jogo fatídico para o Brasil, onde teve a consagração de Zinedine Zidane. Hoje é utilizado para grandes eventos, ainda mais por ter a capacidade para quase 80 mil torcedores.

Vale muito a pena assistir um jogo em um destes estádios, mas já adianto comprar ingresso é um pouco difícil, pois na França, como na maioria dos países europeus ,os ingressos dos considerados grandes clubes são comprados praticamente todos por sócio torcedores, assim para conseguir um ingresso é necessário comprar de algum torcedor. Existem alguns sites de revendas, um que recomendo é o viagogo.com, o site é seguro, já comprei alguns ingressos por lá. Outra forma de adquirir um ingresso é encontrar algum torcedor que desistiu de ir ao jogo e esteja vendendo o ingresso na porta.

boa viagem paris

Uma história interessante que aconteceu comigo, foi na final da Liga Francesa 2013/2014: estava passeando por Paris na data da grande final, final entre PSG e Lyon. Passando ao redor do estádio, ao questionar onde comprar ingressos, a resposta era: impossível, todos os ingressos já foram vendidos. Mesmo assim chegando no Hotel, entrei na internet e tentei encontrar algum ingresso, porém sem sucesso. Eram 20h, o jogo começaria 21h, estava frio, meu destino estava traçado para ficar no Hotel e dormir. Porém, como sou brasileiro e não desisto nunca, decidi ir a porta do estádio. Peguei o metrô, cheguei na porta do estádio faltando uns 10 minutos para começar o jogo, o estádio já estava lotado. Passando pelas entradas, encontrei um francês com um ingresso na mão, eu não entendia direito o francês dele e ele não entendia meu inglês, porém consegui entender que o mesmo me venderia o ingresso pelo valor que estava marcado no ingresso (ele tinha ganhado de uma empresa), conversei com o segurança do estádio que me ajudou na compra, e quando vi; lá estava eu dentro do estádio. Experiência fantástica, o estádio estava com quase 80 mil torcedores! Naquele dia, além de ver o PSG campeão, ganhando o jogo por 2 x 1, ver a atuação dos nossos brasileiros Lucas e Thiago Silva, ainda no intervalo e no final do jogo degustei champagne, chopp Heineken e ganhei a Brazuca (bola da Copa de 2014) , o ingresso que comprei como era de uma empresa, tinha direito a estes mimos.

boa viagem paris

 

Outro lugar interessante para visitar é o Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes

Localizado na cidade de Versalhes é o Palácio onde o Rei Luis XIV se mudou em 1682 deixando Paris, é um dos maiores Palácios do Mundo, no Palácio para se ter uma idéia existem 700 quartos.Porém a familia real em 1789 foi forçada a voltar para Paris, a capital da França.

Se gosta de shows, tente ir ao Moulin Rogue, um cabaret em Paris onde é famoso por até hoje apresentar shows. 82 Boulevard de Clichy

Se esta planejando uma viagem para a Europa não deixe de ler os artigos de Amsterdã, Munique, Bruxelas e Berlim.

Boa Viagem

Procure seu Hotel e faça a sua reserva AQUI.
E tenha uma boa viagem!